Intolerância ao Glúten

15-11-2012 11:30

 

Doença Celíaca e Intolerância ao Glúten



Imagem retirada da Net

 



"Você é gorda demais para ter a doença celíaca," comentou o médico à Jaime replicando um de muitos equívocos. Muitos com alergia ao trigo ou intolerância ao glúten não são diagnosticados, sem razão nenhuma. Apesar de uma forte história familiar de doença celíaca e muitos sintomas que encaixam nalgum tipo de intolerância ao glúten, Jaime King (não é o nome verdadeiro) descobriu que o seu médico de família se recusou a aceitar a ideia. Ele não iria pedir um simples exame de sangue. Debitou as coisas que tinha aprendido na universidade sobre alergia ao glúten/trigo e doença celíaca:
 
<>·<>·<>·
 
A má absorção é considerado o sintoma clássico da doença celíaca, mas a má absorção de nutrientes não significa, necessariamente, estar abaixo do peso. Muitos dos que têm problemas com o glúten (seja por doença celíaca, alergia ao glúten ou intolerância ao glúten) estão com sobrepeso. A dificuldade na perda de peso pode ser considerada um sintoma de intolerância ao glúten. O Dr. Dahl passou a explicar que aproximadamente 80% dos pacientes com doença celíaca não mostram os sinais clássicos. Eles ou apresentam a forma atípica, ou têm a versão clínica silenciosa ou latente da doença celíaca.
 
É agora do conhecimento geral que os adultos podem ter a doença celíaca e que esta não é a única condição que envolve a intolerância ao glúten. As pessoas podem ser diagnosticadas com a doença celíaca, alergia alimentar ou intolerância alimentar em todas as fases da vida. Celiac Disease Foundation e a Celiac Sprue Association ambas procuram educar o público em geral assim como os celíacos. Eles mantêm sites que oferecem informações e recursos.
 
Os livros, artigos e notícias sensibilizam para os problemas que o glúten provoca no corpo humano. Há mais alimentos sem glúten nas prateleiras das lojas, para o deleite de:
 
  • celíacos;
  • pessoas com alergias alimentares, como alergia ao trigo ou alergia ao glúten;
  • pais de crianças com distúrbios comportamentais, autismo e asma.
 
Intolerância ao glúten não está limitada à Doença Celíaca
A doença celíaca é um tipo muito específico de condição associada a um problema com o glúten. A doença celíaca é uma doença auto-imune. A Celiac Disease Foundation salienta que a doença celíaca não é uma alergia alimentar.
 
A alergia ao trigo e alergia ao glúten não são a mesma coisa que a doença celíaca. O mesmo se passa com a intolerância ao glúten ou intolerância ao trigo. Para a maioria das pessoas, no entanto, a distinção entre a doença celíaca e as outras condições não é importante, porque, para todos os efeitos, para o leigo, são os mesmos.
 
  • Em cada condição, comer glúten pode causar muitos sintomas, que podem incluir dor (variando de leve a excruciante), gases, diarreia e outros problemas intestinais;
  • Em ambos os casos, consumir glúten pode levar a outros problemas de saúde;
  • O tratamento para a doença celíaca e as outras condições (intolerância ao glúten, alergia ao glúten, alergia ao trigo) é o mesmo - uma dieta isenta de glúten.
 
Os pacientes informados podem solicitar aos seus médicos que considerem se a intolerância ao glúten, a doença celíaca, a alergia ao trigo ou a alergia ao glúten, pode ser o culpado pelos seus sintomas.”
 
 
Informação cedida pelo Blog "Vidas sem Glúten"